segunda-feira, 23 de julho de 2012

Berenice Azambuja


"Gaiteira, em português antigo, quer dizer alegre. E é isso que Berenice da Conceição Azambuja é: alegre, gaiteira. Não porque toque gaita, piano (afinal, ela também toca gaita de botão, violão, contrabaixo, cavaquinho e bateria). Ademais é uma cantora completa,
que usa a própria voz como um instrumento."

Berenice Azambuja, Cantora, Instrumentista, Compositora, nasceu em Porto Alegre onde se criou.

O pai Pedro Paulo de Azambuja, hoje falecido, inspirou a canção: "É disso que o velho gosta", quando jovem também foi músico.

A mãe Ernestina da Conceição Azambuja, foi artista Circense. Assim, a pequena Berenice cresceu no meio artístico. Canta desde os oito anos e se profissionalizou como gaiteira e cantora.

Aos 12 anos, atuou com aplausos no famoso programa de rádio Clube do Guri, de Ari Rego, que revelou Elis Regina. No programa infantil "Clube do Guri" Berenice acompanhou no acordeom a cantora Elis Regina, na época também criança.

Ela ainda menina viajava pelo interior do Estado, em caravanas artísticas. Pequena, com aquele cabelo encaracolado, alegre e risonha, era uma ovelhinha no meio daqueles artistas.

A Berenice não gosta de usar vestido de prenda: desde menina, usa bombacha ou chiripá. Mas o sorriso é sempre o mesmo, o cabelo é o mesmo, só que se aperfeiçoou na música e se tornou absoluta de todas as suas possibilidades musicais.

Com grande domínio de palco, aproveita o seu repertório como compositora e o repertório de autores amigos e colegas.

Essa gaudéria andarenga é uma verdadeira embaixadora da música regionalista gauchesca. Conhece o Rio Grande e o Brasil a palmo. Brilhou intensamente em espetáculos em Portugal e na Espanha. Nos seus poucos vagares, gosta mesmo é de pescar - 'muitas de suas canções amadureceram enquanto a traíra não beliscava no anzol'.

Fonte:
http://www.letras.com.br/biografia/berenice-azambuja

Berenice Azambuja - Liga o Rádio

Coletânea Estação Saudade


01 - Liga o Rádio
02 - Ciúme
03 - Aparências
04 - Estás Acabando Comigo
05 - Velho Xote
06 - Essência do Pago
07 - Salso Chorão
08 - Grito de Saudade
09 - Chora Morena
10 - Xote Largado
11 - Lembranças e Saudade
12 - Estação de Trem
13 - Mágoa de Gaúcho
14 - Sepo Crioulo
15 - Tudo Que o Velho Gosta
16 - Roda de Chimarrão

Link:
http://www.mediafire.com/?wllskaaidwank8k